Postado por: Giro do Wal sábado, 25 de outubro de 2014

Um novo e histórico capítulo da política brasileira será escrito neste domingo (26) a partir das 17:00 horas, quando dará início a apuração do votos da corrida presidencial de 2014. Confesso que desde que entendo por gente e o aprendizado em política, nunca presenciei uma disputa tão acirrada em uma eleição!

De um lado a mineira Dilma Vanna Rouseff, 67 anos, mineira de Belo Horizonte, economista, mulher, mãe e avó. Lutou no período da Ditadura e sofreu torturas na prisão enquanto este confinada. Dilma fez seu nome na política no sul do país, onde foi a primeira mulher a ser ministra de Minas, Energia e Comunicações do Rio Grande do Sul, secretária da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre. No cenário nacional, foi a primeira ministra mulher de Minas e Energia e da Casa Civil no governo do presidente Lula e por último a primeira presidenta do Brasil.

Do outro lado o também mineiro de Belo Horizonte Aécio Neves da Cunha, 54 anos, economista, homem, pai. Tem na família veia política muito forte, sendo neto do ex- presidente  e governador Tancredo Neves. Seu pai e seu avô paterno foram deputados federais por Minas Gerais. Aécio foi secretário particular de Tancredo Neves, participou do "Diretas Já", foi deputado federal por quatro mandatos seguidos, governador duas vezes, sendo o mais votado da história do estado mineiro e também o senador mais votado da história de Minas Gerais.

Ela é apadrinhada pelo ex-presidente de esquerda, nordestino Luís Inácio da Silva, o Lula. O pai do "Bolsa Família" e ela a mãe do programa, como diz Lula. Tiveram em seus governos forte triunfo no  programas e trabalhos sociais.

Ele é foi a indicação do ex-presidente carioca Fernando Henrique Cardoso. Criador do 'Plano Real", plano de estabilização econômico e pai do "Bolsa Escola". Em Minas, Aécio asfaltou o estado de norte a sul.

Os dois partidos tiveram grandes destaques em seus governos e poucas mudanças em outros aspectos, mas algo que assemelham-se são os grandes escândalos de corrupção, sim igualitários. Bom exemplos são os casos do PSDB em Minas Gerais e São Paulo e do PT em Brasília e o caso do Mensalão.

Os debates e programas do horário eleitoral foi um show de troca de acusações e apontamentos diversificados. As propostas ficaram mais para o segundo plano, o que deixou muitos eleitores mais confusos e indecisos. E as brigas não pararam por aí, as redes sociais foram palco de grandes batalhas e muita baixaria vinte e quatro horas por dia, onde "guerreiros" e "valentes soldados" tanto tucanos quanto os petistas, que filosofaram e defenderem os partidos e candidatos com unha e dentes e foi a época que mais se perderam amizades viu!

Será que tudo está perdido? Quem votará? Não é simples, mas sensato. Ainda há tempo de analisar o perfil dos dois candidatos, suas propostas, a forma e os benefícios dos mandatos passado e muita coerência na escolha. 

E você me pergunta, para quem é meu voto? Resposta curta e objetiva, a urna que saberá, assim como  foi no primeiro turno!


Walfredo Júnior

# Curta nossa página no Facebook, acesse : https://www.facebook.com/girodowa?fref=ts


- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox