Postado por: Giro do Wal sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Halloween
!

O Halloween é uma festa muito esperada e comemorada pelos Norte-Americanos com muitas fantasias, gostosuras e claro travessuras.

Aquí, nos Estados Unidos, o Halloween, uma celebração típica da cultura Norte-Americana vem de uma tradição de países Europeus que conforme os anos se passaram se transformou nesse dia tão esperado por todos Americanos.

De origem pagã, a tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro.
O que significa Halloween? O nome é na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Eve"
(Noite de Todos os Santos). "Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome
para
Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o
tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, a noite que antecede o dia dos mortos (No Brasil conhecido como dia de finados) "All Hallows' Eve", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

A tradição do Halloween surgiu na sociedade Celta, por volta de 800 a.c. , sua origen vem do Samhain, o antigo Ano Novo Celta. Samhain, que significa "final do verão", ocorria no final deoutubro, quando o clima começava a esfriar.O Samhain marcava o maior momento de mudança do ano - uma virada no tempo e também na vida de todos. Os Celtas acreditavam que este momento mágico abria um tipo de conexão com os mortos. Essas almas haviam passado pelo verdadeiro momento de mudança: da vida para a morte. Eles acreditavam que o mundo dos vivos ficava mais próximo do mundo dos mortos na época do Samhain, e que os espíritos dos mortos viajavamnovamente entre os vivos.

De acordo com a crença os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
Desde 1800, quando os imigrantes Irlandeses e Escoceses trouxeram suas festividades de Halloween para a América do Norte, a festa tem se desenvolvido consideravelmente.

A tradição mais típica do Halloween é o “Trick or Treat” (travessuras ou gostosuras), brincadeira onde crianças fantasiadas com trajes típicos (fantasmas, bruxas, fadas, super herois múmias e outros personagens assustadores) passam de casa em casa pedindo doces e balas ou fazem uma travessura com a pessoa que se recusar a dar doces.

Originária da Irlanda nos tempos medievais, uma prática popular do Dia de Finados era fazer "bolos das almas", sobremesas de massa simples com uma cobertura de groselha. Em uma fantasia chamada "souling" (referente à alma), as crianças iam de porta em porta pedir bolo. Para cada bolinho que a criança ganhava, ela tinha que fazer uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo. Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seus caminhos para sair do purgatório até o céu.
Outro símbolo dessa celebração são as abóboras iluminadas, as famosas abóboras de Halloween, apelidada de Jack-o'-lantern.  O ritual envolve comprar a abóbora, tirar as partes internas, esculpir uma face assustadora e, no período noturno, acender uma vela dentro. Em várias cidades Norte-Americanas ocorrem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa.

O ritual das abóboras tem origem Irlandesa, um personagem popular nos contos folclóricos Irlandeses, Jack Miserável (ou Jack O'Lantern), um avarento de má reputação que, em várias ocasiões, fugia das maldições enganando o diabo, na noite de todos os Santos (Hallows Eve). Em uma história, ele convenceu Satanás a subir em uma árvore para pegar umas maçãs e então fez cruzes em volta do tronco para que o diabo não pudesse descer. O diabo prometeu deixar Jack em paz para sempre, apenas se ele o deixasse sair da árvore.

Quando Jack finalmente morreu, foi rejeitado no céu devido a sua vida de pecados. Porém, mantendo seu acordo, o diabo também não levaria Jack. Assim que Jack deixou os portões do inferno, o diabo jogou para ele uma brasa para iluminar o caminho no escuro. Jack colocou a brasa em uma abóbora e saiu vagando pelo mundo. De acordo com a lenda, você pode ver o espírito de Jack na Noite de Halloween. As famílias que migraram para a América levaram a tradição com eles e começaram a cortar caras assustadoras e elaborar
desenhos em suas abóboras iluminadas.
Além desses costumes, ha muitas outras tradicoes para o dia de Halloween. Fantasias e maquiagens de terror também estão muito presentes nas comemorações desta data, visita a atrações assombradas – muitas destas atrações são montadas em parques de diversão ou shoppings centers, conto de histórias assustadoras – realizado, principalmente, entre amigos ou em livrarias. Os Americanos gostam de enfeitar suas casas e comércios com tais temas, fazem festas junto com suas famílias e amigos e principalmente se fantasiam para sair pelas ruas da cidade.
A festa só perde para o Natal no faturamento total do comércio.


Happy Halloween everybody… trick or treat!




- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox