Postado por: Giro do Wal terça-feira, 13 de agosto de 2013


No último mês de Julho, aconteceu no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações (cf. Mt 28, 19)”. A Jornada aconteceu entre os dias 23 a 28 de Julho contando com mais de 1,5 milhões de participantes de 175 países diferentes. É o maior encontro internacional de jovens católicos do mundo, sua última edição foi em Madrid, na Espanha em 2011. Em 1985, o Papa João Paulo ll anuncio a instituição da Jornada Mundial da Juventude em um encontro internacional de Jovens, no Vaticano. Esse ano, o atual Papa, Francisco, veio celebrar com os jovens a décima terceira edição oficial do encontro. 
Francisco chegou ao aeroporto internacional do Galeão ( RJ), dia 22, depois de mais de 11 horas de viagem e foi ao encontro da multidão que o esperava durante todo o percurso até a Catedral Metropolitana. Com todo seu carisma, o Papa acenou aos fiéis e manteve o vidro do carro aberto o tempo todo. Saindo da Catedral, foi até o palácio da Guanabara onde foi recebido por autoridades políticas, religiosas e fez seu primeiro discurso oficial. Durante toda jornada, o Pontífice ficou hospedado na residência do Sumaré (residência oficial da arquidiocese do Rio) que fica no Alto da Boa Vista, Zona Norte do RJ. 
Na terça feira, 23, o arcebispo, Dom Orani Tempesta, celebrou uma missa na Praia de Copacabana e deram-se inicio às atividades festivas da Jornada Mundial da Juventude 2013. 
Na quarta feira, o destino de Papa Francisco foi a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida, SP. No santuário foi celebrada uma missa e o Papa foi recebido por Dom Raimundo Damasceno. Cerca de 200 mil fiéis assistiram a celebração, 12 mil dentro do santuário e os demais nas proximidades através de telões. Francisco ainda destacou que os jovens são “porta de entrada para um futuro melhor da humanidade”. Logo que voltou de Aparecida para o Rio de Janeiro, o Papa visitou o Hospital São Francisco de Assis que fica na Tijuca inaugurando uma ala para a reabilitação de dependentes químicos. Referindo-se a São Francisco, o Papa afirma que é preciso aprender abraçar quem tem necessidade. 
Na quinta feira, Papa Francisco visitou a cede da Prefeitura do Rio e conversou com atletas brasileiros e abençoo as bandeiras dos jogos olímpicos e paraolímpicos, na ocasião esteve presente o ex jogador de basquete Oscar Schmidt que passa por um tratamento contra o câncer e recebeu uma benção do pontífice. Saindo do palácio foi em direção à comunidade de Manguinhos (Zona Norte) lá quebrou protocolos e desceu do papa móvel para ir ao encontro dos fiéis que estavam nas calçadas. Na comunidade, Francisco fez uma oração no altar da capela São Jerônimo e visitou a casa de uma paraibana que ficou muito emocionada com a ilustre visita.
No campo de futebol, logo na entrada de Manguinhos, o Papa discursou e foi ovacionado quando pediu para que o jovens não desistissem pois o Papa estava ao lado deles. À Noite o Papa esteve em Copacabana para participar da festa de acolhida da JMJ.
N sexta feira, a missão do Papa Francisco foi visitar a Quinta da Boa Vista (em São Cristovão) e confessar 5 jovens, 3 brasileiros, 1 venezuelano e 1 italiano. Mais tarde foi até o palácio São Joaquim, residência do arcebispo Dom Orani Tempesta para encontrar com jovens detentos. Em seguida fez a oração do Angelus na sacada, assim como faz no Vaticano, com os fiéis que estavam ali presentes. Um dos momentos mais esperados da Jornada aconteceu à noite com a apresentação da via sacra. 
E no final de semana (27 e 28) ocorreram a Vigília e encerramento da JMJ, momento de fé e comunhão entre todos que estavam presentes. Com público estimado para mais de 3 milhões de pessoas.

 Reportagem e matéria Isabela Mesquita - Estudante de Jornalismo da UFSJ

- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox