Postado por: Giro do Wal domingo, 25 de setembro de 2016


ENTREVISTA – CANDIDATOS A PREFEITO DE CAXAMBU – ELEIÇÕES 2016

Olá senhor Diogo Curi, como vai? O blog/site Giro do Wal, o qual tramita no âmbito do entretenimento, além de ser o mais acessado e popular do segmento em Caxambu, lançou o quadro “Giro Consciente: Eleições 2016” para divulgação e suporte para os eleitores caxambuenses ficarem a parte das candidaturas deste ano. Através desta carta, estamos convidando o senhor para uma breve entrevista que será publicada na web.

1 – Senhor candidato, por quê você está almejando ser o prefeito de Caxambu, e por quê o eleitor caxambuense precisa dar o voto de confiança na sua legenda?

Amo Caxambu, e venho manifestado esse sentimento por nossa cidade de diversas formas, seja me dedicando ao trabalho voluntário em entidades e associações, seja apoiando eventos culturais e esportivos, participando de ações sociais e promovendo nosso destino. Sempre participei ativamente da nossa sociedade, o que me possibilitou conhecer a sua realidade. Enfrentamos um  momento difícil para Caxambu, diante do qual eu tinha duas opções: poderia simplesmente cruzar os braços e esperar a situação melhorar ou tomar uma atitude! E foi o que fiz. Motivado pelo desejo de resgatar a nossa cidade e melhorar a qualidade de vida de todos os Caxambuenses, resolvi, me colocar a disposição da população para trabalhar pelo desenvolvimento de Caxambu. Tenho ao meu lado Luiz Henrique, como candidato a vice-prefeito. Homem de competência e caráter inquestionáveis, que assim como eu nunca ocupou cargo público, mas sempre este envolvido com as causas da comunidade. Formamos uma dupla que representa a renovação política para Caxambu e acreditamos que Caxambu é possível! Vamos unir nossa vontade e competência, às qualidades de nossa cidade e ao apoio da população para cuidar da educação das nossas crianças, profissionalizar nossos jovens e adultos, garantir o direito à saúde de qualidade, retomar o turismo de acordo com as tendências mais modernas, estimular as atividades esportivas, culturais e artísticas e, principalmente, gerar novos empregos e renda. Por isso, convocamos todos os caxambuenses a participar desse momento de renovação política e vir junto com a gente para fazer de Caxambu o melhor lugar para se viver!

2 – Caxambu é a maior estância hidromineral do planeta. Quais metas serão adotadas para a divulgação das águas, da marca e cidade no cenário nacional e internacional?

Nossa maior indústria é o turismo. Precisamos voltar nossos olhos para ela e fazer uma gestão profissional do turismo, fazendo dele um instrumento viável de parceria entre todas as esferas para contribuir coma melhoria da qualidade de vida, trabalho e renda dos caxambuenses. A prefeitura precisa oferecer a estrutura necessária para o desenvolvimento desse setor. É preciso fazer a reestruturação e fortalecimento do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, e trabalhar em parceria com Convention&Visitors Bureaux e Sindicato de Hotéis para a captação de eventos científicos, culturais, de negócios, religiosos, esportivos, agropecuários, pecuários, ecológicos, de saúde, de lazer e etc., a fim de gerar fluxos constantes de visitantes e consumidores.

É preciso criar um Programa Continuado de Propaganda e Publicidade de nossa cidade, e também trabalhar em conjunto na divulgação de Caxambu nos grandes centros emissivos, a fim de captar turistas e gerar empregos e renda para nossa cidade e região; Outra forma de divulgação será através da Implantação da FILMCOMISSION CAXAMBU para captar locações e gravações de novelas e de cinema na cidade, gerando mídia para o destino.                         De grande importância para o município, vamos trabalhar para que a empresa envasadora das Águas Minerais de Caxambu tenha uma gestão profissional de vendas, com ênfase na divulgação da cidade, distribuição correta dos royalties, com apoio e patrocínio ao calendário dos eventos municipais, valorizando e atraindo turistas para a cidade.
3 – O turismo é a principal fonte de arrecadação da cidade. O Governo Federal e Estadual conta com programas, projetos e verbas destinadas as cidades turísticas. Quais serão os seus planos para o setor e parcerias com os poderes públicos?

Formaremos uma equipe capacitada em elaboração de projetos para a captação de recursos disponíveis em convênios nas esferas estadual e federal, além disso , trabalharemos em parceria com o COMTUR para maximizar a nota do ICMS turístico para aumentar a verba destinada nesse programa.

Trabalharemos em parceria com a iniciativa privada nas ações de marketing de destino, retomada dos eventos turísticos em nossa cidade e captação de congressos.

Retomada imediata das negociações com a CODEMIG em relação ao contrato do parque das águas e do envasamento das águas minerais de Caxambu.

Inclusão de Caxambu nos programas de fomento de turismo do Ministério do Turismo.

Estreitamento das relações com as cidades da região através do circuito das águas de minas, para estabelecer a regionalização do turismo e verbas destinadas à sinalização e melhoria da infra-estrutura regional.

4 – Caxambu conta com alguns PSF´s, Policlínica, Farmácia Popular e mais recente o SAMU. Como você avalia o funcionamento destes, os problemas e quais serão as suas soluções e realizações na área?

Por toda a cidade, os problemas e reclamações da população são as mesmas: faltam estrutura e material para os médicos trabalharem, faltam remédios para a população, o atendimento é demorado, pois faltam profissionais trabalhando e o hospital não possui estrutura para atender os Caxambuenses. Existe um descaso com a saúde e a população para um preço alto por isso.

Nossa proposta é ter a Saúde como prioridade de investimento e oferecer um serviço de qualidade para todos. Para isso será preciso realizar aquisições e modernizações na Policlínica, PSFs, Salas Odontológicas, Farmácia Básica e vigilâncias em Saúde e Sanitária além de adquirir equipamentos, aparelhos, veículos, mobiliário suficientes para atender à toda a população.Iremos também informatizar as unidades de saúde, para maior agilidade no atendimento ao público. Vamos ampliar os projetos para a Farmácia Básica, cuidando para não faltar medicamentos e implantar a Sala de Curativos na Policlínica e o CEO - Centro Especializado em Odontologia, cirurgias odontológicas, periodontia, ortodontia, endodontia e próteses dentárias; vamos investir no Programa de Saúde Mental – CAPS - Centro Assistencial Psiquiátrico e no Programa de Saúde do Adolescente com formação de equipes preparadas para orientação sexual dos adolescentes nos bairros e nas escolas, visando à prevenção da gravidez precoce e a prevenção em dependência química, em parceria com a Secretaria de Educação. Será feita uma revisão dos Convênios e Pactuações com os Hospitais de Baependi, São Lourenço e regionais, e com o Consórcio intermunicipal de Saúde, além de uma maior assistência e interação com o HOSPITAL LOCAL, investindo como parceiro no atendimento ao público em geral. Iremos manter e melhorar os programas de saúde já implantados, como Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde Bucal,ETC., e incentivar o uso TERAPÊUTICO DAS ÁGUAS MINERAIS DE CAXAMBU, em parceria com a FIOCRUZ, para realização de pesquisas em Crenologia e Termalismo. Vamos também criar um Departamento de Zoonose, com a adequação do canil municipal em parcerias com a APAC.
5 – O Hospital de Caxambu é a principal instituição na área da saúde caxambuense. Passou por sérios problemas financeiros que levaram ao seu fechamento temporário, mas depois, voltou ao seu funcionamento. A Prefeitura é a maior repassadora de recursos para o seu funcionamento. Como você avalia a atual parceria e suas perspectivas? 

Atualmente o Hospital de Caxambu encontra-se com dificuldades e teve seu atendimento suspenso em diversas áreas, por falta de verba e investimento. Faltam médicos, material e estrutura.  A prefeitura precisa dar assistência e ter maio interação com o Hospital, além do compromisso de um repasse de verbas da saúde. Iremos também reformular o plano de carnê do hospital, de forma que toda a população contribua e tenha atendimento de qualidade.

6 – O Parque das Águas é o nosso maior patrimônio, seja ele histórico, político e social da cidade. Palco de visitação de turistas e nativos, de eventos e encontros. Quais medidas serão tomadas para o seu funcionamento, preservação e realização de eventos?

O Parque das Águas é o nosso maior Patrimônio e nosso principal produto turístico, e sem dúvida será prioridade na nossa gestão. Nossa proposta é fazer a revitalização de algumas de suas áreas, trabalhar parcerias público privadas para agregar atrativos ao parque como restaurantes, música, arvorismo, oficina de tênis, entre outros. Queremos também potencializar a utilização do Morro Caxambu, através de acesso rodoviário (pelo Bosque e Trançador) e trilhas demarcadas e sinalizadas e efetivar a anexação do Morro ao Parque das Águas. Além disso, vamos elaborar em parceria com a CODEMIG um plano de gestão profissional para o balneário, flexibilizando horários de funcionamento, estimulando a divulgação, a venda antecipada e descentralizada dos pacotes e serviços locais. Vamos também criar acessibilidade para idosos e deficientes físicos não só no Parque, mas nos diversos produtos e atrativos turísticos de nossa cidade.

7 – No passado, Caxambu contou em sua agenda com grandes eventos e congressos em seu calendário. Festival de Cinema, Festival de Férias, Festival da Água no 3º Milênio, Caxambuteco, Rock na Rua, ANPED, AMPOCS e muitos outros. O que você atribui o fim destes e quais serão as suas metas para o resgate e criação de novos eventos.

Durante muito tempo Caxambu renegou a sua principal vocação que é a turística, e muitos eventos e festivais que vinham para a cidade, foram aos pouco migrando para outros lugares que apresentavam melhor estrutura, desenvolvimento e investimento turístico. Sendo assim, além de perder turistas de vários tipos, enfraquecemos o destinos e muitos hotéis, lojas, restaurantes acabaram fechando.

Nossa meta será trabalhar para resgatar nossa cidade como um dos principais destinos turísticos do país, investindo na reestruturação e fortalecimento do COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, trabalhando em parceria com Convention&Visitors Bureaux e Sindicato de Hotéis para a captação de eventos científicos, culturais, de negócios, religiosos, esportivos, agropecuários, pecuários, ecológicos, de saúde, de lazer e etc., a fim de gerar fluxos constantes de visitantes e consumidores. Vamos trabalhar também em conjunto na divulgação de Caxambu nos grandes centros emissivos, a fim de captar turistas e gerar empregos e renda para nossa cidade e região; Trabalhar parcerias regionais com os municípios vizinhos, através da Associação do Circuito Turístico das Águas e AMAG – Associação de Municípios da Micro Região das Águas; Fortalecer o investimento e a parceria com SEBRAE, SENAC e SENAR e SENAI para capacitar os prestadores de serviços nas áreas relacionadas e identificar e formatar novos roteiros, produtos e atrativos turísticos na nossa cidade.

8 – Uma sociedade sem cultura fica a margem do ostracismo e atrasada. Caxambu conta com grupos de congadas, danças, foliões de reis, artistas plásticos e dos mais variados meios. Para você, qual é o valor da cultura para a cidade e seu posicionamento durante o seu mandato?

Acreditamos que a cultura contribui para a superação da desigualdade e a adoção de projetos culturais promovem a inclusão social. Nossa proposta é investir na cultura em todos os seus aspectos, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, e integrá-la à educação, como forma de fortalecer a identidade pessoal e social do aluno e conferir bem-estar em sociedade. Iremos para isso implantar em Caxambu o Sistema Nacional de Cultura; realizar uma gestão adequada dos Patrimônios Históricos Culturais do Município; Apoiar os eventos e manifestações culturais, religiosas e folclóricas; Incentivar as bandas locais, o cinema local e a produção de imagens no município; Ampliar a arrecadação municipal do ICMS Cultural; Apoiar a formulação de projetos de captação de recursos para entidades locais ligadas à cultura; Implantar a FILMCOMISSION CAXAMBU para captar locações e gravações de novelas e de cinema no município; Criar um calendário cultural de eventos nos bairros da cidade e implantar a Biblioteca Itinerante para crianças e adultos, circulando por todos os bairros da cidade.

9 – Você acredita que a atual frota de veículos da Prefeitura consegue atender as necessidades do município? Pretende ampliar ou algo a mais?

A frota de veículos da prefeitura está precisando de manutenção. Para isso temos mecânicos concursados. A falta de peças impede a utilização destes veículos. Precisamos de veículos modernos na área de saúde , educação e coleta de lixo.

10 – Há muitas ruas e bairros na cidade que precisam ser pavimentadas e construção de rede de esgoto. Qual será a sua atuação para o atendimento desta realidade e a sua importância para os caxambuenses?

Sendo eleitos, pretendemos fazer uma operação de emergência para tapar os buracos de toda a cidade. Faremos isso, com recursos da própria prefeitura, reorganizando a administração municipal e cortando os cargos comissionados e de confiança. Assim, sobrarão recursos para serem investidos na infra-estrutura da cidade. Após essa providência emergencial, pretendemos implantar uma usina de asfalto para asfaltar toda a cidade, gerando emprego e renda para a população e mais economia para os cofres públicos.

Com relação à rede de esgotos devemos negociar a renovação do contrato com a COPASA para incluir ações que beneficiem a população de forma sustentável , além de incluir novas cláusulas de obrigações em projetos sociais e ambientais.

11 – Caxambu conta com inúmeras instituições de educação infantil, entre creches e escolas. Em algumas outras gestões, as crianças estudaram com material da Positivo, materiais e uniformes foram distribuídos gratuitamente, além do prêmio de “Melhor Merenda do Brasil”. Como você avalia o cenário educacional caxambuense, a situação dos prédios e o que podemos esperar do seu governo?

Acreditamos que podemos transformar uma sociedade pela Educação: numa busca permanente pelo conhecimento, qualificação e universalização, garantindo um ensino cada vez melhor aos nossos alunos e melhores condições de trabalho aos nossos educadores e servidores da Educação. Iremos ampliar o atendimento a Educação Infantil do município, visando atender 100% (cem por cento) dos alunos de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos e, até 2020, atender também 100% (cem por cento) dos alunos de 0 (zero) a 03 (três) anos; Construir 02 (dois) Centros de Educação Infantil para crianças de 0 (zero) a 03 (três) anos, sendo 01 (um)  visando atender os bairros do São Januário, Ferraz Caldas, Novo Horizonte, Jardim Exposição, e outro para atender o Alto do Santa Rita e ampliar os centros já existentes para aumento do número de vagas; Vamos melhorar as escolar existentes através de reforma da infra-estrutura a partir das necessidades apontadas pela comunidade escolar; Iremos implantar horário integral em duas escolas, adaptando-as para tal, bem como capacitar os profissionais que nelas atuarão; Iremos melhorar os programas de merenda e transporte escolar, uniformes, material escolar, apostilas, reforço escolar, horário integral, informática e capacitação de profissionais dentro dos padrões de excelência que já tivemos em gestões anteriores e valorizar os profissionais da educação através da revisão do Plano de Cargos e Salários e cumprimento da Lei Federal de Salário; Vamos manter o convênio com a APAE para atendimentos dos alunos com necessidades de atenção especial e implantar o pólo de EAD para especialização dos profissionais da educação, em todas as necessidades detectadas; Vamos criar um programa de acompanhamento de resultados para implementar parâmetros e indicadores de qualidade na educação e implantar o Programa INCLUIR, articulando as Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, pais e responsáveis, de forma organizada e sinérgica, para a proteção de crianças e de adolescentes; Iremos promover a CONFERÊNCIA ANUAL DE EDUCAÇÃO, com especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de discutir e propor soluções para os principais problemas educacionais do município; Vamos buscar convênios junto às entidades de nível superior da região, para redução de custos através de bolsas de estudos parciais e auxílios de transportes para os alunos e buscar parcerias para implantação de nível superior no município.

12 – Caxambu já revelou muitos talentos no Esporte em geral. Contamos com dois poliesportivos e quadras. Você classifica em que grau o Esporte pode contribuir para a formação da sociedade? E qual será a atuação da Prefeitura no apoio dos atletas, na inclusão de crianças e jovens para aprendizagem de modalidades e eventos na área.

Acreditamos no esporte como forma de diminuir a desigualdade e pobreza e fortalecer a cidadania inclusiva responsável. Por isso, iremos apoiar e incentivar, cada vez mais, a prática do esporte em todas as suas modalidades, para crianças, jovens, adultos e melhor idade de nossa cidade. Vamos desenvolver o Projeto Comunidade em Movimento, com orientação de profissionais e através de diferentes projetos, tais como: Caminhada saudável, Ginástica para todos, Amigos em movimento, Musculação para todos e Lazer itinerante. Vamos desenvolver o Projeto de iniciação esportiva nos bairros como: handball, futsal, vôlei e futebol, disponibilizar profissionais credenciados para treinar os atletas em todos os bairros e promover competições esportivas em todas as modalidades pela cidade. Vamos apoiar a participação de atletas e equipes de Caxambu em competições esportivas, construir quadras poliesportivas nos bairros que ainda não as possuem e organizar o funcionamento das já existentes. Para isso iremos captar recursos junto ao governo federal, estadual (ICMS esportivo) e realizar parcerias com a iniciativa privada.

13 – Entendemos que a Câmara Municipal e o Prefeito precisam caminhar juntos. Quais são suas espectativas de um com o outro, e sua meta para o trabalho conjunto?

Primeiramente gostaria de pedir um voto de confiança para os vereadores da nossa coligação. Eles estão aptos e são pessoas competentes e comprometidas com nosso projeto.

Nossa relação com a câmara será uma relação institucional, de parceira e respeito, pautada pela transparência e legalidade, visando sempre o beneficio da nossa querida Caxambu.

14 – Caxambu já foi um dos nomes mais fortes do Carnaval de interior do Brasil. Com o passar dos anos, o prestígio caiu e afugentou os foliões. Qual seu plano para resgatar o prestígio e voltar a ter uma das melhores festas de Minas Gerais?

Caxambu já teve o seu carnaval como referência, mas nos últimos anos entrou em decadência. Iremos resgatar essa festa, investindo em um novo modelo e estrutura que atraia novamente os turistas nesta data e gere emprego e renda para a cidade. Iremos resgatar também o carnaval das Escolas de Samba, investir em programações para as crianças (matinês) e terceira idade (carnaval da saudade). Tudo isso, trabalhando parcerias público-privadas e não sacrificando investimentos em outro setores.

15 – Qual a sua mensagem para o eleitor caxambuense?

Gostaríamos de agradecer todo carinho e apoio que estamos recebendo durante a nossa campanha. Caxambu é possível! Acreditamos no potencial dessa cidade linda e acolhedora, de natureza exuberante e povo guerreiro, que merece voltar a brilhar. Aliando a nossa capacidade e vontade de trabalhar por nossa cidade ao seu apoio, podemos fazer de Caxambu o melhor lugar para se viver! Vamos juntos! No dia 02 de Outubro vote com esperança, vote 45. Diogo Curi e Luiz Henrique.



- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox