Postado por: Giro do Wal quinta-feira, 24 de abril de 2014

O Giro do Wal inova e cria esta atrativa coluna "Pauta Teatral". Com espaço fixo, a coluna abordará o mundo do Teatro, com indicações de peças, entrevistas, dicas, curiosidades e muito mais sobre a arte. E na primeira publicação, a indicação é a peça "Inimigo do Povo", adaptação da obra de  Henrik Ibsen que será encenada pela VI Turma do Curso de Preparação Para Atores da Cia Teatral ManiCômicos de São João del-Rei  e apresentada ao público no sábado 26 de Março.  



“O homem mais forte do mundo é o mais solitário”
                                                                                              Henrik Ibsen

Henrik Ibsen foi um dramaturgo norueguês, nascido em 1828, faleceu em 1906. É considerado o criador do teatro realista moderno. Entre suas peças, destacam-se: Quando despertarmos de entre os mortos, Casa de bonecas e Um inimigo do povo.
Pois bem, falaremos de: Um inimigo do povo. Não é desmerecendo as outras peças, que aliás não são poucas, nem desinteressantes. É que acontece neste sábado, mais precisamente às 16h00min a estreia de “Inimigo do Povo”, uma adaptação encenada pela VI Turma do Curso de Preparação Para Atores oferecido pela Cia Teatral ManiCômicos.
O diferencial se dá no local e na linguagem teatral proposta, será feito na rua. Quem conhece um pouco de teatro sabe dos desafios ao lidar de forma tão direta com o público, a turma vem com propostas arriscadas e um texto pesado. Nesta obra em questão, Ibsen desfere golpes precisos a forma como a sociedade se opõe aos indivíduos que se recusam a seguir o sistema pré-estabelecido.
O texto casa perfeitamente com os momentos que temos passado desde os primeiros manifestos, que tiveram início na metade do ano passado. Feitas as devidas adaptações com relação à cultura, convenhamos que os costumes noruegueses são um bocado distintos dos nossos, o texto se encaixa perfeitamente na nossa realidade.
Arrisco ainda a dizer que esta é uma temática universal.
Na história, há o embate entre o Doutor da estação balneária, essa que é a maior fonte de renda da cidade, a menina dos olhos da população, e seu irmão o prefeito. A turma conseguiu captar de maneira exímia o espírito revolucionário e inquieto proposto por Ibsen.
Confiram neste sábado, 26 de Abril às 16 horas na porta do espaço cultural ManiCômicos o maior manifesto a verdade, justiça e liberdade. 

Texto - João Bennett
Cartaz e Logotipo "Pauta Teatral" - Cláudio Severo - Contato para trabalhos : 
https://www.facebook.com/claudiosevero.junior?fref=ts

- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox