Postado por: Giro do Wal segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Todo mundo sabe que o câncer é a doença do século. Todos os anos 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com a mesma e cerca de 7,6 milhões chegam ao óbito, de acordo com o INCA ( Instituto Nacional de Câncer). Outubro é considerado o mês do combate e prevenção ao câncer da mama, que mesmo com tantos recursos e meios de comunicação que facilitam a troca de informações, ainda afeta um número muito elevado de mulheres por falta de um diagnóstico precoce. Os movimentos que ocorrem neste mês são para de certa forma, conscientizar e motivar a população. Monumentos históricos são iluminados com a luz rosa, pessoas decoram suas casas com enfeites da mesma cor, tudo isso para abranger um número cada vez maior de pessoas para a campanha. Sensibilizando-as de alguma maneira.
O câncer da mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Com um diagnóstico tardio, no Brasil, o índice de mortalidade é altíssimo. Uma pena, já que a doença, se diagnosticada no início e tratada às chances de 100% de cura são elevadas.
Especialistas afirmam que mulheres com menos de 35 anos a probabilidade de manifestarem a doença é rara. Após esta idade a incidência aumenta e progressivamente.

É recomendável que a partir dos 20 anos, as mulheres
comecem a pedir aos seus médicos um exame clínico das mamas quando vão a suas consultas de rotina. Após os 40 é necessária uma mamografia anualmente e vocês, caros leitores do Giro do Wal, podem fazer a sua parte incentivando
a mãe, a parceira e vocês, se forem leitoras, a fazerem o autoexame. É bem simples e não vai custar nem 20 minutinhos do seu dia. É bom, já que é rapidinho, que ele seja realizado no mínimo uma vez ao mês, de 4 a 6 dias depois da menstruação (pra gente sair daquela fase mais sensível, né meninas?)

Pra quem já não menstrua mais, não importa o dia do mês. Quem tem histórico na família é bom que procure um médico pra ter um controle
básico, se o doutor achar que é recomendável fazer uma mamografia anual só por precaução... Façam! Só é um pouquinho dolorido. A ultrassonografia mamária é indicada em certos casos específicos como o de mulheres mais jovens que detectam cistos ou nódulos. Estão vendo como é importante se tocar para conhecer as mamas? Não percam tempo. Outubro está no finalzinho e esperamos que tenha trazido com ele uma mensagem bacana sobre a importância da saúde da mama.
Curiosidade: Engana-se quem acredita que o câncer da mama atinge só as mulheres. O câncer da mama nos homens é diagnosticado com base em uma alteração na mama. É raro, pois representa menos de 1% do total dos casos de câncer de mama. Os aspectos são parecidos com o da mulher. Portanto homens fiquem atentos também!
Até a próxima.


Matéria - Isabela Mesquita - Estudante do 4º Período de Jornalismo da UFSJ.

- Copyright © Giro do Wal - Desing by Rogério Brasil - Melhor Visualizado no Chrome ou Firefox